quarta-feira, 16 de junho de 2010

40 TANTOS


Deus criou o mundo. O mundo dividido entre água e terra. A terra e as águas também foram divididas e receberam nomes muito tempo depois.

Entre essas terras e águas, Deus juntou água/terra de uma forma especial: coisa de Deus mesmo! A terra, dura, árida, ensolarada, ventre um tanto instável – ora frutificando, ora seguindo o vento. A água, abundante na sua escassez. Fosse a que amaciava a terra hidratando suas entranhas de esperança e que eram chamadas de rios,ribeirões,córregos. Fosse a que vinha dos céus, de vez em quando, e que eram conhecidas como milagre quando derramavam parcimoniosas; ou como castigo, ao inundarem tudo.

Para amansar essa terra e dar-lhe razão e felicidade, Deus mandou que ela se povoasse de homens e mulheres fortes, cientes de suas obrigações, corajosos nos seus desafios, crentes nas suas devoções, talentosos nos seus afazeres,amantes do viver e do construir. Machadeiros,
canoeiros,rezadeiras,mães e pais, boiadeiros,comerciantes,garimpeiros,artesãos,artistas, cozinheiras...

Povoada essa terra e celebrada as suas águas, Deus presenteou as gentes delas com o dom de rezar, de benzer. E de cantar.

Daí que tantos, tantos passados depois, por essa terra a que se deu o nome de Vale do Jequitinhonha, surge um lugarzinho especial, Araçuaí. Lugar de um povo que está sempre à direita do Pai.

Um dia, apareceu por lá um franciscano holandês, Chico, que juntou um tanto dessas gentes - entre elas Lira Marques e seus versos em cerâmica - e suas cantorias. Esses foram batizados Coral. Coral Trovadores do Vale.

Agora são 40 anos. 40 tantos de coisas que esses Trovadores mostraram para o Brasil e o mundo através de seus cantares e seus batuques.

Salve, eterno povo de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário