sexta-feira, 9 de julho de 2010

BEIRA-MAR NOVO


Para este CD, foi selecionado um vasto repertório de cantos e danças. Cantos de Trabalho, como o de Boiadeiros, de Tecedeira e o de Beira Mar. Este último cantado pelos canoeiros. Também fazem parte do disco danças criadas para animar festas e as almas de quem delas participam: Contra-danças, Danças do Vilão, Danças de Roda. Em algumas destas danças os versos são jogados por uma ou outra pessoa da roda. Inclui ainda, Dança de Paulista, Dança de Tecedeira e cantos de motivo religioso como os Batuquinhos de Presépio, cantados na época de Natal em louvor ao nascimento do menino Deus, bem como os Benditos e as Incelências – cantos encomendando a alma de alguém que partiu. A proximidade cultural do Vale com o Nordeste é registrada através de um Coco à moda dos Bambelôs, do sertão baiano, com seu ritmo quente e contagiante.

O repertório deste CD compõem-se, também, de canções com melodias belíssimas como o Limoeiro. Enfim, um repertório que remete o ouvinte, em alguns momentos, à época em que trações negros, índios e portugueses não haviam ainda se amalgamado como hoje se percebe na cultura brasileira”

(Texto de autoria do poeta, jornalista,letrista e fotógrafo João Evangelista Rodrigues extraído do encarte do CD BEIRA MAR NOVO)

3 comentários:

  1. Maravilha esse Coral do povo de Deus, Trovadores do Vale. E dos tantos vales desses 40 tantos de coisas lindas cantadas e dançadas.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o trabalho de vocês, parabens meus queridos, sou de São Paulo e fico feliz de ouvi los. Espero que cada vez vocês divulguem esse lindo trabalho na internet, pois foi o meio de comunicação que os conheci. Vida longa a esse belo trabalho.Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. bom dia, gostaria de adiquir o cd.
    adiniz.c@gmail.com

    ResponderExcluir